People at the coffee shop

Tendências de Franquias no segundo semestre

A pandemia de Covide-19 trouxe muitos desafios para a sociedade. Mudou cenários, adaptou outros. Um modelo de negócios que se manteve forte e hoje apresenta patamares semelhantes ao do pré pandemia, é o de franquias. O cenário de franquias tende a seguir em alta neste segundo semestre.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca que o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento, que havia sido de de R$ 39,881 bilhões, passou para R$ 43,380 bilhões.

O tempo e as novas tendências de negócios

As vantagens do modelo de negócio de franquias, está caracterizada por ser ligada diretamente a uma marca específica. Com essa estrutura estabilizada, a escolha ideal de negócio vai variar de acordo com as necessidades da sociedade.

Uma tendência que a obrigação de ficar em casa, trazida pela pandemia e que se estabeleceu no mercado, é a fidigital. As empresas além do meio físico, passaram a investir também no formato digital. Plataformas, delivery, e-commerce, ganharam cada vez mais destaque.

Benefícios do negócio online

A ausência de local físico ou uma estrutura reduzida em seu ambiente, não afeta o público final. Pois, ele consome a marca com a mesma qualidade e diminui os custos operacionais de quem fornece o serviço. Por isso que mesmo com o abrandamento das restrições da pandemia, segue forte esse tipo de consumo.

Microfranquias

Outra tendência bem atual no cenário de franquias deste segundo semestre, são as micro franquias. Pois é um modelo voltado para quem quer entrar no ramo das franquias e não tem uma grande capacidade inicial de investimento. Um exemplo de entrada nessa formatação de negócio, são quiosques ou containers de lojas maiores.

Segmentos em destaque

Com o modelo de negócio definido e a capacidade de investimento esta, é importante saber quais mercados estão alta. O  digital um deles. Já que muitas empresas precisam de plataformas para trabalhar com seus colaboradores. Necessitando desse modo, que profissionais da tecnologia desenvolvam softwares. Assim, cresce o número de instituições que oferecem esse serviço para outras.

Logo após, hotelaria e turismo vem tendo também, seus percentuais de crescimento maiores. Pois com a diminuição da pandemia, as pessoas voltaram a viajar e por consequência, movimentar esse mercado.

Com tantas opções de venda online, o setor alimentício sempre esteve em alta e mantém essa perspectiva. Assim como saúde, beleza e bem estar. É o responsável por boa parte do faturamento de Franquias no Brasil. Há muitas oportunidades de empreender nessas áreas.

Desse modo, após ler esse texto, ficou com vontade de conhecer mais detalhes das franquias e de qual se adapta mais as suas características? Entre em contato com a nossa equipe de negócios!

Talvez você goste também

Conheça a The Wine Pub

A Franchising Group tem o prazer de apresentar uma de suas parceiras. Conheça a rede de franquias The Wine Pub. O consumo de vinhos cresceu

Leia mais »

Como treinar a sua franquia

As franquias seguem padrões muito claros e definidos. É necessário comprometimento e disciplina no dia a dia das empresas. Entretanto, as determinações impostas para uma

Leia mais »

Deixe um comentário