Como treinar a sua franquia

As franquias seguem padrões muito claros e definidos. É necessário comprometimento e disciplina no dia a dia das empresas. Entretanto, as determinações impostas para uma franquia, embora estejam teoricamente estabelecidas, necessitam treinamentos e práticas por parte dos colaboradores. Especialmente levando em conta eventuais trocas de funcionários. Portanto, por melhor que seja o produto, ele necessita ser corretamente apresentado. Para isso, as franquias são preparadas. E você sabe quais os treinamentos para a sua franquia?

Tipos de treinamentos para a sua Franquia

Inicialmente, é fundamental apresentar aos franqueados a cultura da marca. Isso pode ser dar por meio de atividades que apresentem aos funcionários, as normas e políticas existentes na empresa. Eles precisam saber onde estão chegando.
Apesar dos manuais constarem os processos organizacionais da franquia, é durante os treinamentos que o franqueado se ambienta com a marca.

Motivação e atendimento são essenciais

Os franqueados atuam como multiplicadores de conhecimento. Dessa forma, conseguem transmitir as normas, os métodos e procedimentos da instituição para todos os colaboradores. Assim, é imprescindível que os processos operacionais e de gestão das franquias, sejam de conhecimento de quem está adquirindo. É muito importante que as equipes estejam em sintonia, motivadas e trabalhando em uma única direção.
A manutenção da boa imagem de uma rede de franquia, está diretamente relacionada ao que o franqueado estará desempenhando. Nesse sentido, o bom atendimento é fundamental. Portanto, é importante oferecer atividades de capacitação, por meio de treinamentos práticos e teóricos.

Treinos devem passar por reciclagem

Constantemente os treinamentos oferecidos aos colaboradores, devem passar por revisão. Novas tendências vão surgindo e as dinâmicas desenvolvidas com as equipes de trabalho, vão se aperfeiçoando. As reciclagens de treinamento são importantes para manter o padrão da franquia e reforçar os objetivos da marca. Suas realizações devem ocorrer de forma periódica, especialmente quando os resultados alcançados não estiverem sendo os esperados.
Transferência de Know-How
Adquirir o conhecimento das normas, metidos e procedimentos explicados acima, atende pela expressão Know-How. No caso das franquias, a transferência deste conhecimento é vital para a marca. Como dito acima, acarreta na imagem de toda a rede. Por isso, é tão importante o treinamento.
Quanto mais diversificados e práticos forem os treinamentos, melhor será o aprendizado. Franquia e franqueado precisam estar alinhados, qualificados e atualizados. Desse modo, a chance de sucesso do negócio, aumenta consideravelmente.
Percebeu a importância de treinar uma franquia?
Siga acompanhando o nosso blog e saiba tudo sobre o sistema de franchising.
Quer conversar com a nossa equipe? Clique aqui e fale com a equipe de formatação!

Talvez você goste também

Conheça a The Wine Pub

A Franchising Group tem o prazer de apresentar uma de suas parceiras. Conheça a rede de franquias The Wine Pub. O consumo de vinhos cresceu

Leia mais »

Deixe um comentário